O show de Truman


Quando o seu momento é buscar a liberdade; quando seus sonhos são apenas encontrar a paz; quando o seu desejo é explorar, expandir, crescer, ir além – quando a sua vida não é o que você quer, o que você faz?


Christof é o demônio controlador que brinca de deus. Não estou me referindo a anjos e demônios de forma religiosa, até porque esse não é o meu forte. O que é brincar com uma vida? Truman nasceu na Tv, cresceu na Tv, todas as suas ações controladas e observadas, poucos momentos de privacidade. “O show de Truman”, como “Click”, é do tipo que você não sabe se ri ou se chora, e tem sua moral. Quer dizer, qual o significado da vida? Qual é a verdade? Será que nós devemos acreditar em tudo o que vemos? Será que devemos levar tudo tão a sério? Somos apenas fantoches? O que é que há lá em cima, depois das nuvens, depois da Lua, depois do horizonte, depois do que se vê? Nossas sombras refletem no céu?
Tantas coisas pra pensar, tantas coisas pra fazer. Mal se percebe o quanto as coisas são monótonas, e o quanto nos prendemos porque temos medo. É mais fácil se esconder no escuro do que enfrentá-lo, mas se não enfrentá-lo, como sabê-lo? Como saber o que é real se não temos coragem de conhecer, se temos medo do desconhecido?
E você assiste esse filme e tem ódio de Christof. Mas pense se você também não é como ele. Controla pessoas, quer que façam o que você precisa, mente, suborna, ambiciona. Vê se você não tem também seus pecados, mas também pense se o outro não tem o dele, e se também não é humano, se todos não somos humanos, se todos não somos seres sentimentais. Todo mundo já ouviu aquela velha história de que a sua liberdade acaba onde começa a do outro. Quando Truman chega no fim daquele mundo de mentiras e toca a parede, ele chega no início da sua liberdade, mas atrapalha a de Christof, que agora a programa não mais é seu, Truman não é mais seu, a audiência não é mais sua – a gente vê quando os policiais logo procuram um outro canal depois que acaba a transmissão.
Passe a perceber se você não está sendo apenas empurrado, se não está sendo controlado, pense mais em seus sonhos, faça mais o que você quer, não seja bom, mas seja humano. Tenha objetivos, e não fique satisfeito com tudo. Isso até parece auto-ajuda, mas não é, isso é felicidade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

1 comentários:

Rodrigo Bros disse...

"Caso eu não os veja. Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite."

Haha, cara esse filme é animal!Eu adoro o Jim Carrey, ator super versátil, bom tanto em comédias quanto em filmes com assuntos mais aprofundados.
Adorei o Post. =DDD

Postar um comentário